Sobre

A Formação Continuada em Psicologia e Psicoterapia Antroposófica (FCPPA) é resultado de um projeto idealizado inicialmente em 2003 por um grupo de psicólogas e psicoterapeutas antroposóficas, de Curitiba. Em julho de 2017, após a elaboração de seu projeto pedagógico, foi implantado em Curitiba o primeiro Curso de Formação Continuada de Psicologia e Psicoterapia Antroposófica.

A implantação ocorreu durante a participação desta pesquisadora no 1º Train the Trainers Anthroposophic Psychotherapy, que ocorreu entre os anos de 2014 a 2018 no Emerson College, na Inglaterra, pela IFAPA (International Federation of Anthroposophic Psychotherapy Associations) e pelo IKAM (Internationale Koordination Anthroposophische Medizin). Esses eventos justificam-se mediante as demandas levantadas na última década em cursos ministrados em todo o mundo, como: a necessidade crescente de contar com profissionais capazes e dispostos a ensinar a abordagem da Psicoterapia Antroposófica; demandas das recém-fundadas associações nacionais, que solicitavam treinamentos de pós-graduação vinculados aos seus países; o reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da Medicina Antroposófica e suas práticas terapêuticas para a promoção da saúde em 2018, que fez com que a Seção Médica do Goetheanum dispusesse de programas curriculares mínimos para práticas em saúde, sugeridos como modelo de internacionalização.

O Train the Trainers of Anthroposophic Psychoterapy teve a finalidade de apresentar, ensinar e apoiar a formação de uma rede de ensino em direção à internacionalização da abordagem psicoterapêutica antroposófica, baseada nos fundamentos da ciência espiritual antroposófica, a qual dialoga com a ciência acadêmica da Psicologia e sua profissão. A proposta contribui para o fortalecimento, consolidação, reconhecimento, padronização e contextualização da Psicoterapia Antroposófica enquanto abordagem psicoterapêutica. Assim, a participação nesse evento despertou a coragem e a vontade necessárias para concluir o projeto pedagógico e dar início à FCPPA, em julho de 2017, em Curitiba, como experiência-piloto no Brasil.

A partir de fevereiro de 2019 o INSTITUTO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA ANTROPOSÓFICA torna-se o realizador e responsável legal por esta formação - CNPJ 30.853.069/0001-29.

Coordenação de Ciência e Pesquisa: Psicólogas Clarice Mieko Matsubara e Elenice Saporski Dias.

ANTROPOSOFIA:

Conceitualmente a palavra antroposofia vem do grego e significa "conhecimento do ser humano". Nas inúmeras oportunidades que Rudolf Steiner foi perguntado sobre sua Ciência, este à caracteriza conforme contexto e público: em palestra pública, responde ser a antroposofia um caminho de desenvolvimento, que o homem moderno procura; em palestra dirigidas a profissionais caracteriza como um conhecimento produzido pelo Eu superior no homem, sendo assim, uma ciência que deve sua existência às mais profundas forças de conhecimento do humano; ou também, em sua obra Pensamentos Antroposóficos “Antroposofia é um caminho do conhecimento, para guiar o espiritual do ser humano para o espiritual no universo. Ela surge no homem como uma necessidade do coração, da vida do sentimento; e só pode ser justificada na medida em que pode satisfazer essa necessidade interior. Só ele pode reconhecer Antroposofia quando encontra nela o que ele mesmo em sua própria vida interior se sente impelido a procurar. Portanto, só podem ser antroposóficos os que sentem certas questões sobre a natureza do homem e do universo como uma necessidade elementar da vida, assim como se sente fome e sede.”(GA 26)

Steiner indica que uma das tarefas da Antroposofia é espiritualizar a intelectualidade. Isto é conseguido no âmbito do limiar entre o físico e o espiritual. Para ser acessível à consciência atual, todo conhecimento, os verdadeiros conceitos e ideias, tanto físico quanto espiritual, deve ser impresso na substância ou essência, deste âmbito. Esta cosmovisão científica compreende o homem como constituído de maneira trimembrada em corpo, alma e espírito, formando um microcosmo, que o coloca em relação com os mundos físico, anímico e espiritual, como o macrocosmo. Integra Filosofia, Cosmologia, Religião, Ciência Natural e Arte em sua Gnosiologia da Cosmovisão Goethiana.

“Antroposofia só pode prosperar como algo vivo, porque a característica fundamental da sua natureza é a vida. É a vida jorrando do espírito” RS.

Rudolf Steiner (1861-1925). Doutor em Filosofia edificou a Ciência do Espírito Antroposofia, como estudioso altamente desenvolvido, baseou seu trabalho no conhecimento direto e na percepção das dimensões espirituais. Ele inicia uma moderna e universal "ciência do espírito", acessível a qualquer indivíduo disposto a exercer um pensar claro e sem preconceitos.

Doutor em Filosofia edificou a Ciência do Espírito Antroposofia, como estudioso altamente desenvolvido, baseou seu trabalho no conhecimento direto e na percepção das dimensões espirituais. Ele inicia uma moderna e universal "ciência do espírito", acessível a qualquer indivíduo disposto a exercer um pensar claro e sem preconceitos. De suas investigações científico espirituais, forneceu sugestões para renovação e criação de muitas atividades em diversas áreas, incluindo educação, saúde, economia, arquitetura, ciências, filosofia, religião e artes. Hoje a Antroposofia fundamenta e inspira instituições como escolas Waldorf, clínicas, fazendas e outras associações envolvidas em trabalhos práticos com base em seus princípios distribuídas nos cinco continentes. Seus muitos trabalhos publicados de sua pesquisa sobre a natureza espiritual do ser humano, a evolução do mundo e da humanidade, os métodos de desenvolvimento e de pesquisa dos mundos superiores, toda a temática de sua Cosmovisão Antroposofia é encontrada em cerca de 30 livros por ele escrito e mais de 6000 palestras proferidas em toda a Europa. Em 1924, ele fundou a Sociedade Antroposófica Geral, que hoje tem filiais em todo o mundo.

“Cada um de nós tem em si um espírito livre, assim como todo botão de rosa tem uma rosa. Ser livre é ser capaz de pensar os próprios pensamentos, não apenas os pensamentos do corpo ou da sociedade, mas os pensamentos gerados pelo próprio Eu mais profundo, original, essencial e espiritual, a própria individualidade”

Caminhamos rumo ao compromisso do fortalecimento, consolidação, reconhecimento, padronização e internacionalização da abordagem da Psicoterapia Antroposófica e sua Psicologia, em diálogo com a Psicologia Acadêmica e sua Profissão; oferecer ao profissional, uma metodologia focada num processo de aprendizado vocacional, vivenciado e espiritual como premissa para aprender, desenvolver-se e transformar-se proporcionando à sociedade profissionais com autoconhecimento e conhecimento, para um atuar responsável, empático e ético quando no encontro com o outro, com a natureza e com as demandas sociais. Nossos motivos caminham para além de uma rede de ensino.

 

Institutos afins

Coordenação

Esp. Joseli Maria Da Silva.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Psicóloga e Psicoterapeuta Antroposófica. CRP 08/02833.

Esp. Martha Teixeira Cunha.

COMISSÃO DE PESQUISA E CIENTÍFICA

Psicóloga e Psicoterapeuta Antroposófica. CRP 08/05235.

Clarice Mieko Matsubara.

COMISSÃO DE PESQUISA E CIENTÍFICA

Psicóloga e Psicoterapeuta Antroposófica. CRP 08/01657.

Salete Zanoni.

COORDENAÇÃO FINANCEIRA

Psicóloga e Psicoterapeuta Antroposófica. CRP 08/04975.

Esp. Elenice Saporski Dias.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

Psicóloga Especialista Clínica e Psicoterapeuta Antroposófica. CRP 08/03469.